Buscar
  • Danielle Fonseca

Urban Jungle, já ouviu falar?!


Em latim Urbana Saltu, em espanhol Jungla Urbana (risos) brincadeirinha não vim aqui te ensinar outras línguas! Mas, as palavras Urban e Jungle isso eu posso explicar: “Selva Urbana”, ou seja, muito verde em seu entorno.

O estilo Selva Urbana nada mais é que um volume apaixonante de plantas e espécies diversas no mesmo ambiente.

New Tendência?! Na verdade nem tão nova assim! Vem comigo, vou te contar um pouco sobre esse lance top de ter uma “selva” onde você quiser.

Alguns acreditam que esse estilo de vida se aplica aos solteiros, você também pensa assim?!

Veja bem, sou casada e moro com meus dois filhos mais um cachorro. Minha casa é rodeada de verde e nós estamos muito bem, obrigada! Tá, não vou mentir... quem opta por ser “jungle” opta também por ter alguns "trabalhos" como: poda e rega com alta frequência, controle de pragas e ambiente nem tão limpa todos os dias. Isso porque as plantas passam por fazes e dependendo da espécie ocorre queda de folhagem, pólen, frutos, flores entre outras coisas que ao meu ver, vale a pena passar por tudo isso!

Com o crescimento das grandes cidades, paredões de concreto foram tomando conta de nossas vidas e a natureza pura e simples se perdeu em meio a tantas tecnologias e modernidades. Nos dias atuais isso vem mudando, para nossa satisfação e, o Urban Jungle tem virado evidência nas casas, escritórios, restaurantes e também em jardins a céu aberto.

Muito além de decoração de interiores, vai além de uma rafis no canto direito ao lado do sofá ou daquele girassol que fica no vaso em cima da mesa. “Selva é selva” e nós estamos falando de ter muitas espécies juntas, misturadas no mesmo ambiente.

Qualquer pessoa pode levar este estilo para sua vida desde que se identifique com plantas e que pelo menos estude um pouco sobre as espécies escolhidas para o seu espaço.

Precisamos lembrar que as plantas precisam de atenção diariamente quanto á irrigação, adubação, luz natural, carinho! Legal é você buscar aquela memória afetiva para dar o ponta pé inicial. Aquela Samambaia da vovó ou o comigo ninguém pode da titia, lembra?

Tudo requer muita dedicação, mas sem ser tarefa entediante ou desagradável. Menos obrigações mais terapia! Troca-se “obrigação” por satisfação ao regar as plantas todas as manhãs aliada a uma boa xícara de chá, por exemplo.

"Na nossa casa não deixei por menos e a tarefa de irrigar ficou para a filha mais velha... Desta forma ensinamos a Ela o quão importante é ser próximo da natureza, deixando-se acostumar com os compromissos em estado de leveza”.

Tire um momento para “conversar” com suas plantas, observe se estão precisando de algo, perceba se está faltando água ou se excesso, veja se existem pragas/doenças, sinta o ambiente em que foi colocado a planta. Isso vai virar rotina na vida de uma pessoa adepta ao Urban Jungle.

Deixo, aqui, algumas dicas para quem quer brincar com esta ideia:

1- Entenda a necessidade da planta: “todas elas necessitam de empenho para darem certo: luz (direta ou indireta), ventilação, adubação e rega correta são essenciais”.

2- Invista em suportes elevados: “bastante conveniente para quem tem pouco espaço, dando efeito nos vasos em diversas alturas”.

3- Priorize as sacadas, janelas e vasos suspensos: diversifica o ambiente, facilita a irrigação e mantém próximo a luz natural indireta.

4. Crie um jardim vertical: um dos mais queridinhos, o jardim vertical, tem tudo a ver com a sustentabilidade quando usado materiais como pallets, suporte ripados ou até canos de PVC de segunda mão. Além disso, ocupa pequenos espaços dando um visual incrível na parede. Vale atentar que exige cuidados específicos para evitar infiltração, uma vez que o contato das plantas é quase que direto na parede.

Pensando na resistência das plantas e no ambiente, o paisagista Douglas Negrini, ressalta que: “A escolha da planta é fator predominante para o sucesso desse estilo de vida” ele indica algumas espécies como samambaia, cactos, suculentas, espada de São Jorge e maranta para o start.

Ter mais folhagens e menos flores, #ficaadica para os iniciantes!

Quer trazer personalidade, agregar valores e usufruir de bem estar dentro de casa?

Urban Jungle.


Gostou?! CURTE, Comenta e COMPARTILHA com os amigos!


Seja Verde, Pense Verde!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo